O que é St Patrick’s Day? Quando e como se comemora

Saiba o que é St Patrick’s Day e fique por dentro da origem da data e de todas as formas de celebrar essa festa na Irlanda.

Está se perguntando o que é St Patrick’s Day? Celebrada no dia 17 de março, o St Patrick’s Day é um dos feriados mais importantes da Irlanda. Se você não conhece a origem da data, já deve pelo menos ter visto algum dos seus principais símbolos usados nessa comemoração.

Os shamrocks, os pints e os desfiles de rua marcam essa importante celebração irlandesa. A data possui uma forte associação com cerveja e outras bebidas alcoólicas. Isso porque beber e se divertir nos famosos pubs é uma das maneiras mais tradicionais de se comemorar o St Patrick’s Day.

Fique sabendo ainda mais sobre o que é St Patrick’s Day, como a data se tornou um feriado tão importante, a origem de seus principais símbolos e algumas outras curiosidades.

Entenda melhor o que é St Patrick’s Day

St Patrick, como ficou conhecido, foi um bispo padroeiro da Igreja Católica na Irlanda. Ele é considerado o responsável por difundir o cristianismo entre a população do país. Apesar de existir diferentes hipóteses sobre sua origem, acredita-se que ele nasceu na costa oeste da Grã-Bretanha. Quando era jovem, ele foi capturado e levado para a Irlanda para ser um escravo.

Cerca de seis anos depois, ele escapou e voltou à casa de sua família. Depois disso, iniciou sua vida religiosa e retornou à Irlanda com o objetivo de salvar a nação por meio da religião. A comemoração acontece no dia 17 de março, pois é o dia em que ele morreu, no ano de 461.

Em 1931, o governo irlandês organizou o primeiro desfile oficial, que depois se tornaria um dos principais acontecimentos da data. E foi no ano de 1996 que aconteceu o primeiro St Patrick’s Festival de Dublin. O evento surgiu com a ideia de ser um dos maiores festivais nacionais do mundo e projetar a imagem da Irlanda internacionalmente.

Principais símbolos dessa comemoração

green-beer-leaf-shamrock

Você sabia que o St Patrick’s Day é uma das festas mais celebradas fora do próprio país no mundo? Isso não apenas nos lugares com um grande número de descendentes de irlandeses, como é o caso dos Estados Unidos, mas mesmo países como o Brasil contam hoje com diversas festas regadas a muita cerveja.

Sem dúvidas, o verde é a cor que predomina nas comemorações do St Patrick’s Day. Ela está diretamente ligada à vegetação da Irlanda, cujas folhas das árvores têm aquele tom de verde especial que só a Irlanda parece ter. Tanto que o país é até chamado de Ilha Esmeralda.

De acordo com a tradição irlandesa, o verde também é a cor dos católicos e o laranja é a cor dos protestantes. Na bandeira do país, essas cores estão separadas pelo branco, que simboliza a paz entre as duas religiões. O que dizem por aí é que o verde também se tornou predominante nos elementos nacionais por ser um símbolo da independência irlandesa desde o século XVIII.

Os shamrocks (trevos) também são considerados um símbolo do país. O que muita gente diz é que St Patrick usava os shamrocks como metáfora para pregar a Holy Trinity – the Father, the Son and the Holy Ghost. Foi no século XVII que o shamrock se tornou um símbolo do nacionalismo irlandês, pois ele era usado para demonstrar o orgulho dos irlandeses diante do domínio inglês da época.

leprechaun

Não podemos nos esquecer do leprechaun, que é aquele duende que une os demais símbolos que falamos até agora. Barbado, baixinho, usando chapéu e casaco verdes. O leprechaun surgiu no folclore irlandês como sendo quem esconde os potes de ouro no final do arco-íris.

Como se comemora o St Patrick’s Day

st-patricks-day-2

Quando pensamos em o que é St Patrick’s Day, logo vem à nossa cabeça a cerveja e outras bebidas, não é mesmo? Ir para um pub beber, dançar e comer comidas irlandesas especialmente preparadas para a ocasião traduz o que é St Patrick’s Day. You can have a pint of Guinness and eat some Irish toasts. corned beef and cabbage, potato champ, stew e potato soup também são comidas tipicamente irlandesas. If you like sweets, you should try the Irish cream chocolate mousse cake. It sounds delicious, doesn’t it?

Nesse dia, a Irlanda fica coberta pelo verde. Além das roupas, chapéus e outros acessórios na cor que simboliza a cultura do país, tem gente que até pinta o cabelo e a barba de verde! Nem a própria cerveja fica de fora dessa brincadeira, já que a green beer – a cerveja verde, literalmente – faz muito sucesso nessa comemoração.

Portanto, o que é St Patrick’s Day? É o dia em que as pessoas saem para as ruas, acompanham os desfiles e vão para os pubs com os amigos tomar alguns pints. As cidades ficam dominadas pelo verde em todos os lugares e pelo sentimento de orgulho da cultura do país.

Agora que você já sabe o que é St Patrick’s Day, deve estar com vontade de fazer parte dessa festa. When are you going to Ireland to join one of the biggest parties in the world?

Identidade---Inglês-Falado---Cultura-Inglesa

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s