Qual a melhor época para fazer intercâmbio no Reino Unido?

Está pensando em ir para o Reino Unido? Saiba qual é a melhor época para fazer intercâmbio e como se preparar para essa experiência.

A experiência de estudar e viver em outro país é o sonho de várias pessoas. Além de contribuir para o currículo, permite que você aprenda, na prática, um novo idioma e também conhecer pessoas de diferentes partes do mundo. Por conta de suas excelentes instituições de ensino, história e cultura, o Reino Unido é um dos destinos mais procurados pelos intercambistas.

Se você tem esse sonho, já deve ter se perguntado sobre qual a melhor época para fazer intercâmbio, não é mesmo? Pensando nisso, este post conta como fazer essa escolha,  quais são os documentos que você precisa e os testes de proficiência que podem te ajudar a realizar essa tão sonhada experiência.

Escolha a melhor época para fazer intercâmbio

melhor epoca para fazer intercambio

Em primeiro lugar, lembre-se que o Reino Unido está localizado no hemisfério norte, o que quer dizer que as estações do ano acontecem em períodos diferentes do Brasil. Se em janeiro faz muito calor por aqui, por exemplo, na terra da rainha é um dos meses mais frios do ano. Por isso, pense se o que você prefere é viver o típico inverno europeu ou aproveitar outras estações com temperaturas um pouco mais altas.

Caso a sua ideia seja estudar inglês, saiba que muitas escolas oferecem cursos em diferentes períodos. Porém, quando se trata de cursos universitários, é preciso estar atento à data de início do semestre. No geral, as universidades europeias começam o semestre entre setembro e outubro.

Providencie todos os documentos necessários

Documentos necessarios para fazer intercambio

Ao escolher a melhor época para fazer intercâmbio no Reino Unido, você precisa se certificar de que vai conseguir todos os documentos solicitados no tempo certo, pois quem pretende passar um período maior que 90 dias deve solicitar um visto. Para o visto de estudos, você vai precisar de alguns documentos, como passaporte, fotografias, certidão de nascimento, carta de aceitação da instituição de ensino, entre outros.

Além disso, o que muita gente não sabe é que é necessário comprovar renda. Para isso, uma carta do banco com os dados do correntista e extratos bancários são geralmente solicitados como um modo de provar que a pessoa é capaz de se sustentar. Afinal, o visto de estudos não dá autorização para trabalhar no Reino Unido.

Aprenda a se virar em inglês

aprenda ingles antes de fazer intercambio

Ao pensar sobre a melhor época para fazer intercâmbio, tenha em mente também o quanto você consegue se preparar até lá. Isso porque, ainda que você vá estudar o idioma e aprender muito na prática, saber o básico de inglês é bastante importante. Se você ainda tem problemas para se comunicar, procure um bom curso para te ajudar a superar essas dificuldades.

Assistir a filmes e séries em inglês ou praticar com os amigos também é uma boa ideia para ganhar fluência no idioma. Saber falar inglês é fundamental na hora de pedir informações para chegar a algum lugar ou encontrar o que você procura, além de tornar mais fácil conhecer pessoas e fazer novas amizades.

Faça um teste de proficiência

Teste de proficiencia em ingles

Para mostrar que você domina o inglês, fazer um teste de proficiência é uma ótima ideia. Mas, antes de escolher a melhor época para fazer intercâmbio, veja se você vai conseguir se preparar e fazer o teste a tempo, pois eles têm data para acontecer.

O CPE é um dos exames da Universidade de Cambridge que foram criados para atestar o nível de conhecimento no idioma. Além do CPE, direcionado aos que têm o nível mais alto de inglês, há o FCE (para o nível mais simples) e o CAE (para o nível avançado).

No caso dos cursos universitários, ter um certificado de proficiência é um dos requisitos para ser aceito. Você pode optar pelo IELTS, que é um dos exames mais reconhecidos pelas instituições europeias, ou o TOEFL, que apesar de também ser aceito na Europa, é mais solicitado no Canadá e Estados Unidos. Os candidatos têm que mostrar que compreendem, leem, escrevem e falam muito bem a língua inglesa.

Portanto, a decisão sobre qual a melhor época para fazer intercâmbio no Reino Unido depende de cada um.

Agora que você já sabe como se preparar para essa experiência, pense bem em qual tipo de experiência você procura e sobre qual estação do ano tem mais a ver com você.

 

Receba conteúdos como este

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s