#TBT: afinal, o que é TBT – Throwback Thursday?

O Throwback Thursday, ou TBT, é uma expressão que virou uma tendência mundial entre os usuários de redes sociais nos últimos anos. Se você ainda não usa essa hashtag, já deve ter pelo menos se deparado com ela em alguma postagem dos seus amigos e familiares no Facebook, Instagram ou Twitter, não é?

A hashtag #TBT é usada por pessoas de diversos países do mundo. Essas postagens têm conteúdos ligados a momentos positivos do passado de alguém e geralmente são acompanhadas de fotos que registram essas experiências especiais e marcantes na vida de cada um.

Então, o que é TBT?

o-que-é-tbt-hashtag

Para entender melhor o que é TBT é interessante conhecermos o significado dos termos. A palavra em inglês Thursday quer dizer quinta-feira, o que explica o fato da hashtag ser usada nesse dia específico da semana. Junto ao termo throwback, que se refere a uma pessoa ou fato ocorrido no passado, essas palavras ganharam um significado próprio no mundo digital.

A hashtag #TBT ou #ThrowbackThursday, portanto, é usada pelas pessoas em seus posts nas redes sociais para relembrar alguma memória de momentos passados. Há também o Flashback Friday, ou FBF, que também ganhou popularidade entre os usuários. Não há grandes diferenças entre eles, apenas que o FBF é usado no compartilhamento de posts na sexta-feira (Friday, em inglês).

DicaByLeo--Inglês-Falado-Cultura-Inglesa

Você pode utilizar o #FBF quando se esquecer de postar o seu #TBT na quinta-feira.


Quando surgiu o #TBT

quando sugiu o tbt.gif

Se você não sabia até agora o que é TBT, fique sabendo que a dimensão do uso dessa hashtag é grande. Além dos usuários de redes sociais e blogueiros, muitas marcas também usam #TBT em seus posts com fotos, músicas, vídeos ou qualquer conteúdo do passado, seja quão antigo for.

A origem do TBT é atribuída a diferentes pessoas e momentos. No entanto, o uso dessa hashtag se tornou realmente uma tendência no início de 2012 e até hoje continua ganhando cada vez mais adeptos.

O TBT é, sem dúvidas, mais popular e mais usado do que o Flashback Friday, ainda que o FBF tenha surgido alguns meses antes. A diferença de popularidade entre eles pode ter a ver com diferentes fatores, seja pela quinta-feira vir primeiro ou por ser o dia da semana com maior atividade nas redes sociais.

Como você pode utilizar a hashtag

como-usar-tbt

Além de entender o que é TBT, saiba que qualquer um pode postar uma memória, foto ou vídeo em suas redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook, blog, entre outras. O uso da hashtag ainda ajuda as suas postagens a ganhar mais visibilidade, pois amplia a audiência dos posts por meio das buscas pela hashtag feitas por outros usuários.

Os posts em que as pessoas mais utilizam #TBT ou #ThrowbackThursday são os que contém fotos ou vídeos. Muitas vezes são registros da infância, de importantes eventos com a família ou amigos, das férias e por aí vai. Há também usuários que usam a hashtag quando compartilham registros de conversas antigas com pessoas queridas.

O TBT talvez tenha se tornado muito usado porque as pessoas amam reviver suas memórias do passado, músicas, textos ou qualquer coisa que provoque um sentimento de felicidade e nostalgia. Muitas também adoram compartilhar essas memórias com os outros e ainda atrair a atenção por meio de likes e comentários em seus posts.

O uso do #TBT tem regras?

regras-usar-tbt

Não existem necessariamente regras de como você deveria usá-lo, basta saber o que é TBT. Porém, há algumas ideias compartilhadas entre a maioria das pessoas, como, por exemplo, o quão velho o conteúdo tem que ser. As fotos #TBT que você vai postar devem ser de um período passado da sua vida. Podem ser de quando você era criança, da época da escola ou com os amigos da faculdade. Dá até para fazer uma postagem engraçada lembrando das roupas que você usava ou antigos cortes de cabelo que já teve.

É legal que os posts sejam sobre você e não sobre uma celebridade, amigo, parente. Afinal de contas, estamos falando do seu throwback. Não se esqueça de, antes de postar uma foto, sempre pedir a permissão das pessoas que estão presentes na mesma. Você não quer que ninguém se chateie, certo? E, claro, use a hashtag na quinta-feira. Em qualquer outro dia da semana o TBT do seu post não vai fazer sentido.

Agora que você entendeu o que é TBT, que tal compartilhar com a gente uma experiência ou momento da sua vida que pede essa hashtag?

 

Receba conteúdos como este

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s