5 motivos para você fazer um intercâmbio

Conheça os principais pontos positivos de fazer um intercâmbio e saiba por que essa experiência pode mudar a sua vida.

A ideia de fazer um intercâmbio já passou pela sua cabeça? É cada vez mais comum conhecer brasileiros que veem a experiência de morar no exterior como uma chance de mudar de vida. A maioria das pessoas sabe que, hoje em dia, ter sucesso pessoal e profissional é algo ainda mais desafiador. Isso acontece devido aos mais variados fatores, como a crise econômica, maior competitividade no mercado de trabalho, etc.

Essa nova realidade tem feito com que muitas pessoas identifiquem a necessidade de sair da sua própria bolha em busca de novos conhecimentos e experiências de vida. É por isso que a escolha de fazer um intercâmbio tem sido uma boa pedida.

Os principais motivos para fazer um intercâmbio

 

1. Vivenciar uma nova cultura

Ingles Falado - Fazer um intercambio e conhecer novas culturas

Para realmente conhecer uma cultura diferente da sua, nada como estar imerso nela todos os dias. Essa é uma das grandes vantagens de fazer um intercâmbio, pois o aprendizado é algo realmente incomparável e que faz parte do dia a dia. Viver em um país diferente é uma experiência única, já que você tem a oportunidade de conhecer mais a fundo a história do local, sua culinária e seus costumes.

Ao vivenciar uma cultura e estilo de vida diferentes do que estamos acostumados aprendemos a lidar melhor com as diferenças. Isso é extremamente importante para o nosso desenvolvimento pessoal, pois colabora para a quebra de preconceitos, ampliação de horizontes e mudança na forma de compreender o mundo e as pessoas.

 

2. Tornar-se fluente em um idioma

Ingles Falado - Fazer intercambio e ser fluente em ingles

Aprender a falar bem outro idioma costuma ser uma das maiores motivações de quem deseja fazer um intercâmbio. Afinal de contas, conhecer outras línguas é cada vez mais essencial dentro do mundo do trabalho. Pelo fato do inglês ser o idioma mais falado internacionalmente, grande parte dos brasileiros busca países de língua inglesa para suas experiências de intercâmbio.

Se o objetivo é ficar fluente no idioma, nada como estar inserido no contexto cultural de outro país. É uma maneira muito mais rápida e eficiente de aprender uma nova língua, já que você vai ter que praticá-la todos os dias e o tempo todo. Sem contar que é uma forma bastante prazerosa de adquirir um novo conhecimento.

 

3. Viajar e descobrir novos lugares

Ingles Falado - Fazer um intercambio e viajar

Certamente, um dos principais atrativos de fazer um intercâmbio é a parte da experiência que envolve viajar. Ao chegar ao destino da viagem, a primeira coisa que os intercambistas fazem é caminhar pela cidade, visitar museus, parques e todos os atrativos do local. Mais do que “turistar”, essa é uma maneira de conhecer melhor a história e  a cultura do país.

Dependendo do destino escolhido para o intercâmbio, você ainda pode visitar outras cidades e países próximos. Já pensou viajar pelos Estados Unidos, Canadá ou mesmo fazer aquele tão sonhado mochilão pela Europa?

 

4. Melhorar o currículo

Inglês Falado - Fazer um intercambio e melhorar o curriculo

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quem deseja ter melhores oportunidades precisa se diferenciar dos demais. Para isso, a experiência de fazer um intercâmbio é algo que pode te ajudar a se destacar na hora de conseguir um emprego.

Isso porque, além de ganhar fluência em um novo idioma, você também pode pensar em continuar os estudos, fazer uma especialização e até mesmo ter uma experiência de trabalho fora do país. Esse conjunto de conhecimentos e vivências pode melhorar muito o seu currículo e colaborar para que você seja contratado para melhores vagas de emprego no futuro.

 

5. Fazer novas amizades

Ingles Falado - Fazer intercambio e amizades

Você já imaginou conviver ao mesmo tempo com pessoas vindas de diferentes partes do mundo? Esse é mais um dos pontos positivos de fazer um intercâmbio. Isso quer dizer que, além de conhecer a cultura do país onde escolheu viver, você pode ainda ter contato com culturas de diversos outros países.

Grande parte dos destinos onde o inglês é o idioma oficial possui cidades bastante cosmopolitas e multiculturais, reunindo pessoas de diferentes origens. As amizades feitas durante a viagem são engrandecedoras e mais do que especiais. Elas permitem que você compartilhe momentos com outras pessoas que estão fazendo o mesmo que você, estreitando laços que podem durar a vida toda.

Então, o que acha de viver essa experiência? Compartilhe sua opinião!

 

ingles falado receba dicas de ingles no seu email


Confira também:

Qual a melhor época para fazer intercâmbio no Reino Unido?

Planilha Grátis: Como organizar uma viagem para o exterior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s