Qual é a melhor idade para aprender inglês?

Estudar um idioma é uma forma de estimular o cérebro e adquirir novos conhecimentos. Saiba tudo sobre a melhor idade para aprender inglês e como começar.

Quer saber tudo sobre a melhor idade para aprender inglês? Em primeiro lugar, é preciso entender que em cada fase da vida o processo de aprendizado de um novo idioma funciona de um jeito diferente. E mais do que apenas saber falar uma segunda língua, estudar inglês é uma ótima atividade para o desenvolvimento de pessoas de todas as faixas etárias.

A discussão sobre a melhor idade para aprender inglês é recorrente por causa da importância de ser fluente na língua. É uma habilidade fundamental não só para quem quer crescer profissionalmente, mas também para aqueles que desejam desbravar o mundo, visitar novos lugares e conhecer pessoas de vários países.

Então, qual é a hora certa para começar?

 

A melhor idade para aprender inglês

Ingles Falado - Melhor idade para aprender ingles

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois o aprendizado de uma nova língua não está necessariamente ligado à idade. Cada pessoa se desenvolve de uma maneira e todos estão aptos a estudar um segundo idioma. Portanto, é difícil afirmar que existe uma melhor idade para aprender inglês.

Ainda que as crianças tenham mais facilidade em aprender, por exemplo, novos sons, isso não quer dizer que seja algo impossível para os mais velhos. É comum os adultos se questionarem se ainda estão em tempo de aprender a falar inglês. O mais importante é analisar as condições e o próprio interesse da pessoa em começar um curso. Com esforço e dedicação, todos podem aprender uma nova língua.

 

As crianças e o aprendizado do inglês

Ingles Falado - Melhor idade para aprender ingles

Muitos pais têm dúvidas sobre qual é a melhor idade para aprender inglês em relação a seus filhos e em que momento matriculá-los em uma escola de idioma. Nesse caso, quanto mais cedo a criança começar a aprender e ter contato com a língua, melhor será o seu aproveitamento. Isso acontece devido à nossa capacidade de identificação de sons durante a infância.

Segundo a neurologia, os sons aos quais não somos expostos nos primeiros anos da nossa vida tendem a ser descartados pelo nosso cérebro. É por isso que quanto antes os pequenos entrarem em contato com o inglês, mais naturais serão os sons das palavras para eles. Alguns estudos sugerem que a melhor idade para aprender inglês é até os 12 anos de idade, pois é o período perfeito para estímulos. Isso porque as crianças têm uma grande capacidade de retenção de sons e articulação de novas palavras.

 

Aprendendo inglês quando adulto

Ingles Falado - Melhor idade para aprender ingles

Estudar uma nova língua é uma forma de adquirir mais conhecimento e ninguém jamais está velho para aprender. Saiba que é possível estudar inglês em outras fases da vida, independentemente da idade. Além disso, para que o desenvolvimento no idioma seja mais rápido, viajar para países onde as pessoas falam inglês é uma boa maneira de colocar o conhecimento em prática de uma forma prazerosa. Mas também é importante criar uma rotina de estudos adequada à rotina, ao trabalho e à família.

Uma dica para os adultos que já estudaram inglês e precisam voltar aos estudos por causa do trabalho é focar nos tipos de conversa e linguagem usados no mundo corporativo. Até mesmo na terceira idade, aprender inglês é algo bastante positivo por ser uma atividade que estimula e mantém o cérebro ativo. Acima de tudo, estudar uma língua deve ser algo agradável para as pessoas, não importando em que fase da vida.

 

Hora da matrícula: o que levar em conta?

Para quem deseja estudar a língua inglesa, contar com uma escola de idiomas pode fazer toda a diferença. Isso não significa que não seja possível estudar por conta própria. No entanto, com o auxílio de profissionais qualificados, é possível aprender de um jeito mais rápido e eficiente. Com conteúdos que tenham a ver com o interesse de cada um, as aulas se tornam ainda mais prazerosas.

Já no caso dos pequenos, os pais devem dar preferência às escolas que oferecem aulas interativas para as crianças. Afinal, nessa fase, a melhor forma de prender a atenção das crianças é por meio de atividades que envolvam outros recursos como jogos, vídeos, músicas, pintura, entre outros. Estudar inglês na infância precisa ser, principalmente, algo divertido e não uma obrigação.

Se você está pensando em estudar inglês, lembre-se: nunca é tarde para começar!

Você pode aprender inglês mais rápido agora


Confira também:

Razões para começar um curso de inglês agora

Inglês para crianças: tudo o que os pais precisam saber


ingles falado receba dicas de ingles no seu email

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s