5 dicas úteis para quem quer fazer intercâmbio na Austrália

A decisão de fazer um intercâmbio na Austrália precisa ser tomada com cuidado e exige planejamento. Confira as dicas e prepare-se para essa experiência.

Está pensando em fazer um intercâmbio na Austrália? Conhecido no mundo inteiro por seus coalas e cangurus, o país é um dos melhores destinos para as pessoas que desejam ter a experiência de morar no exterior.

Isso porque a Austrália é um país com uma ótima qualidade de vida, muitas belezas naturais e ainda conta com uma educação de alta qualidade. Confira as dicas abaixo e prepare-se para essa experiência que pode mudar sua vida.

 

1. Escolha onde você vai estudar em seu intercâmbio na Austrália

Ingles-Falado---5-Dicas-para-Intercambio-na-Australia-Student

Para começar a planejar a viagem, é fundamental que você tenha em mente qual é o principal objetivo do seu intercâmbio. A maioria dos brasileiros, assim como outros estrangeiros, decide passar uma temporada no país para estudar e ficar fluente no inglês.

Por isso, opções de escolas de idiomas não faltam por lá. Mas, antes de entrar em contato com a instituição e fazer a matrícula no curso, verifique se ela possui o registro oficial (CRICOS), exigido pelo governo australiano, que visa garantir a qualidade do ensino.

O país ainda conta com diversas outras instituições renomadas que oferecem cursos de graduação, especialização e pós-graduação para estrangeiros. Nesses casos, é preciso verificar com antecedência quais são os pré-requisitos antes de se candidatar às vagas.

 

2. Trabalhe enquanto estuda para ajudar com as despesas da viagem

Ingles Falado - 5 Dicas para Intercambio na Australia

Uma das grandes vantagens de fazer intercâmbio na Austrália é a possibilidade de trabalhar enquanto estuda. Isso é perfeito para quem tem um orçamento reduzido, já que permite que o estudante consiga ganhar uma grana extra para ajudar a pagar os custos da viagem.

Com o visto de estudante, os intercambistas têm permissão para trabalhar por até 40 horas a cada duas semanas, durante o período de aulas, e por quantas horas quiserem nas férias. Vale lembrar que é extremamente importante respeitar as regras estabelecidas pelo governo e ter certeza de que o empregador está pagando os impostos corretamente.

Os trabalhos mais comuns encontrados pelos brasileiros na Austrália são em bares e restaurantes, atendimento em lojas e outros estabelecimentos comerciais, limpeza ou  como babá em casas de família.

 

3. Confira as regras para tirar o visto de estudante

Ingles Falado - 5 Dicas para Intercambio na Australia

Se você quer fazer um intercâmbio na Austrália, você vai precisar se candidatar ao visto de estudante. Para isso, é preciso comprovar que está matriculado em um curso integral com mais de 12 semanas de duração. Do contrário, o estudante pode utilizar o visto de turismo, válido por três meses.

Você também vai precisar explicar os motivos que te fizeram escolher a Austrália como destino de intercâmbio. Há ainda outros requisitos, como ter um passaporte válido, comprovar renda suficiente para se sustentar no país, ter um seguro saúde para o período da viagem, preencher um formulário e pagar uma taxa. Clique aqui para conferir todos os detalhes sobre a documentação necessária.

 

4. Escolha a cidade que mais tem a ver com você

Ingles Falado - 5 Dicas para Intercambio na Australia

Várias cidades australianas chamam a atenção devido à alta qualidade de vida. Algumas delas estão sempre nas primeiras posições dos rankings de melhores cidades para se estudar – tanto que o país recebe por volta de 300 mil estudantes estrangeiros todos os anos. Dentre elas, as que costumam receber maior destaque são Melbourne e Sydney, que possuem excelentes escolas e universidades.

Eleita algumas vezes pela revista The Economist como a melhor cidade do mundo para se viver, Melbourne costuma fazer sucesso por ser uma cidade moderna e multicultural. Porém, a cidade que mais atrai estudantes é Sydney, que é especialmente lembrada pelo seu porto, o Sydney Harbour, um ícone e cartão postal da cidade, além da famosa Opera House e suas belas praias.

É claro que existem outras cidades que também são destinos interessantes para fazer intercâmbio na Austrália. Por isso, faça uma boa pesquisa sobre as diferentes cidades para que você consiga escolher aquela que mais tem a ver com você.

 

5. Conheça lugares incríveis durante a viagem

Ingles-Falado---5-Dicas-para-Intercambio-na-Australia-Safari

Fazer um intercâmbio na Austrália vai muito além dos estudos. Isso porque se trata de uma experiência única, em que você vai conhecer de perto uma cultura diferente, novos lugares e fazer amizades com pessoas do mundo inteiro.

Embora a Austrália tenha grandes e modernos centros urbanos, ela oferece também uma infinidade de paisagens naturais de tirar o fôlego. Há diversas praias paradisíacas, ilhas com lagoas cristalinas e parques nacionais onde é possível ter contato com povos nativos australianos e muito mais.

O melhor de tudo é que se locomover pelo país é bastante fácil. Os meios de transporte público são excelentes e funcionam muito bem. Você ainda pode se deslocar de carro com segurança, já que as estradas são bem cuidadas e sinalizadas.

Ainda tem dúvidas sobre fazer um intercâmbio na Austrália ou já decidiu embarcar de vez nessa viagem?

kit para organizar a sua viagem para o exterior


 

Confira também:

5 motivos para você fazer um intercâmbio

Qual a melhor época para fazer intercâmbio no Reino Unido?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s