Saiba a diferença entre o inglês nos EUA e na Inglaterra

Embora seja o mesmo idioma, o inglês nos EUA e na Inglaterra possuem algumas diferenças gramaticais, ortográficas e de vocabulário.

Como qualquer outro idioma, o inglês nos EUA e na Inglaterra possuem suas variações e particularidades. Por ser uma língua falada no mundo todo, muitas pessoas querem conhecer as diferenças entre o inglês americano e o inglês britânico.

Se esse é o seu caso, o post de hoje traz não apenas algumas das principais diferenças entre o inglês americano e o inglês britânico, como também conta um pouquinho sobre as influências culturais na língua.

 

Quais são as principais diferenças entre o inglês nos EUA e na Inglaterra?

A primeira diferença que todo mundo se lembra é em relação à pronúncia ou sotaque, pois é difícil não notar. Enquanto o inglês britânico tem uma sonoridade musical e é mais fechado, o inglês americano é mais aberto.

Algumas diferenças são facilmente percebidas, pois se tratam de vocabulário, ou seja, do uso de palavras diferentes no inglês nos EUA e na Inglaterra para se referir à mesma coisa. Veja alguns exemplos:

Português Inglês americano Inglês britânico
férias vacation holiday
outono fall autumn
calças pants trousers
tênis sneakers trainers
gasolina gas petrol
metrô subway tube / underground
apartamento apartment flat

Além do vocabulário, eles também apresentam elementos de gramática e ortografia diferentes. Na escrita, por exemplo, as palavras que no inglês americano terminam em -or, no inglês britânico a terminação é substituída por -our, como color/colour, flavor/flavour ou humor/humour.

Há o caso também de palavras como apologize e realize, terminadas em -ize, que no inglês britânico são escritas com -ise – apologise e realise. As palavras terminadas em -og no inglês americano, como dialog e catalog, no inglês britânico são grafadas com -ogue e, portanto, são substituídas por dialogue e catalogue.

Ainda na mesma linha, há as palavras que no inglês americano são escritas da seguinte maneira, center ou theater, e no inglês da Inglaterra viram centre ou theatre. Outra diferença curiosa é em relação às palavras que terminam com -l, como travel. Em suas derivações no inglês britânico, como traveller e travelling, a letra l se repete.

Na gramática, as diferenças entre o inglês nos EUA e na Inglaterra são um pouco menos evidentes. Mas, para você ter uma ideia, um bom exemplo é o uso do tempo verbal para falar de coisas que acabaram de acontecer, como “eu dormi muito”. Enquanto um americano diria “I slept too much“, um britânico falaria “I’ve slept too much“.

 

A cultura influenciando no uso da língua

Assim como acontece entre Brasil e Portugal, as diferenças entre o inglês nos EUA e na Inglaterra não costumam comprometer a comunicação entre as pessoas desses países. Embora o idioma tenha se originado na terra da rainha, fique sabendo que não é apenas o inglês britânico que influencia o americano. Tanto que o mais comum hoje é o inverso, ou seja, o inglês americano agora exerce um impacto maior no inglês britânico.

Devido ao grande número de filmes, séries e programas de televisão produzidos nos EUA, os americanos passaram a influenciar os britânicos, agregando novas palavras e expressões ao vocabulário na Inglaterra. Os mais impactados são geralmente as gerações mais jovens que consomem mais produtos culturais dos EUA e, consequentemente, passam a utilizar mais termos americanos no dia a dia.

 

É possível dizer que um é melhor que o outro?

Caso você esteja se perguntando qual deles é melhor, fique sabendo que não é possível considerar um mais correto ou mais vantajoso que o outro. Quando você se familiarizar com o idioma e ganhar fluência será possível entender os dois. Da mesma forma, não é porque somos brasileiros que não entendemos o português de Portugal, certo?

Como você pode ver, há várias diferenças entre o inglês nos EUA e na Inglaterra, no entanto, isso não impede que os estrangeiros aprendam as peculiaridades de cada um. Além disso, entender as diferenças semânticas entre eles envolve aprender ainda mais sobre o contexto cultural e a história de cada país, o que torna o aprendizado do inglês ainda mais interessante.

Conhece outras curiosidades sobre as diferenças e semelhanças entre o inglês nos EUA e na Inglaterra? Conta pra mim!

ingles falado receba dicas de ingles no seu email


Confira também:

Razões para começar um curso de inglês agora

Conheça 25 curiosidades do inglês

  1. Estou amando tudo isso!!!! obrigada

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s